quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Biografia da nova Ministra do STF, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa




A nova ministra do STF, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, tomou posse na segunda-feira (dia 19/12), assumindo a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto.

Ela é a terceira mulher a integrar a Suprema Corte e completa o quórum de 11 ministros.

Perante o Plenário, a nova ministra prestou o seguinte juramento:
“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República”. 
O diretor-geral da Secretaria da Suprema Corte, Alcides Diniz, fez, então, a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelo presidente do STF, pela nova ministra, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pelo diretor-geral da Secretaria.

Lido e assinado o termo, o presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, declarou empossada  a ministra Rosa Weber e a convidou a ocupar seu lugar na bancada dos ministros, para onde ela foi novamente conduzida pelo decano e pelo ministro mais novo do STF.

Depois da solenidade, a ministra Rosa Weber, acompanhada de familiares, recebeu cumprimentos dos convidados.

Biografia resumida
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Aprovada em primeiro lugar em exame vestibular, ingressou em 1967 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada.

Foi inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS), mediante concurso público (1975 a 1976).

Ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta, classificada em quarto lugar em concurso de provas e títulos promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).
Foi promovida por merecimento em agosto de 1991 ao cargo de juíza togada do TRT da 4ª Região (atualmente, o que seria o cargo de Desembargadora Federal do Trabalho). 
Foi presidente do TRT da 4ª Região no biênio 2001-2003.
Foi professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC/RS. 

Em 21 de fevereiro de 2006 tomou posse como ministra do TST, cargo que exercia até ser nomeada para o Supremo Tribunal Federal.

Fonte: STF

Print Friendly and PDF