segunda-feira, 20 de maio de 2019

INFORMATIVO Comentado 937 STF


Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 937 STF.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.


ÍNDICE DO INFORMATIVO 937 DO STF

Direito Constitucional
COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS
É constitucional lei estadual que dispensa multa por quebra da fidelidade nos contratos com as empresas de telefonia em caso de desemprego superveniente do cliente.
É inconstitucional lei estadual que exija que o pescador, para exercer sua atividade, cadastre-se em entidade privada (Federação de Pescadores) que cobra taxa por essa fiscalização.

TRIBUNAIS DE CONTAS
É inconstitucional lei estadual ou emenda à Constituição do Estado, de iniciativa parlamentar, que trate sobre organização ou funcionamento do TCE.
É inconstitucional norma da Constituição Estadual que preveja regra sobre a organização ou funcionamento do TCE de forma diferente do modelo federal.

DIREITO ADMINISTRATIVO
ACUMULAÇÃO DE CARGOS
É possível a acumulação de cargos mesmo que a jornada semanal ultrapasse 60h.

CÓDIGO DE TRÂNSITO
CTB pode exigir a quitação do pagamento dos tributos, encargos e multas como condição para que o veículo possa circular.
Resolução do CONTRAN não pode estabelecer penalidades, devendo as sanções ser previstas em lei em sentido formal e material.

DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL
REGISTRO CIVIL
RCNP pode realizar outros serviços remunerados fora aqueles já previstos na Lei de Registros Públicos, desde que estejam relacionados com as atividades registrais e o convênio que autoriza essa prática deve ser fiscalizado pelos órgãos correicionais do Poder Judiciário.

DIREITO PENAL
LAVAGEM DE DINHEIRO
Não se deve reconhecer a consunção entre corrupção passiva e lavagem quando a propina é recebida no exterior por meio de transação envolvendo offshore na qual resta evidente a intenção de ocultar os valores.

DIREITO PROCESSUAL PENAL
USO DE ARMAS DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO
A Lei 13.060/2014, que disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, é constitucional.

PRISÃO PREVENTIVA
A prisão cautelar, portanto, constitui medida de natureza excepcional e não pode ser utilizada como instrumento de punição antecipada do réu.

HABEAS CORPUS
Cabe sustentação oral no agravo regimental interposto contra a decisão monocrática do Ministro do STF que negou seguimento ao habeas corpus.

DIREITO DO TRABALHO
TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO
A lei do contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/98) é constitucional.









Print Friendly and PDF