sábado, 8 de agosto de 2020

INFORMATIVO Comentado 670 STJ



Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 670 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.

 INFORMATIVO 670 DO STJ

DIREITO CONSTITUCIONAL
MINISTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar no âmbito do Superior Tribunal de Justiça na condição de parte

DIREITO CIVIL
DIREITO AO ESQUECIMENTO
Existindo interesse social à memória histórica de crime notório, não é possível acolher a tese do direito ao esquecimento para proibir qualquer veiculação futura de matérias jornalísticas relacionadas ao fato.
A veiculação de matéria jornalística sobre delito histórico que expõe a vida cotidiana de terceiros não envolvidos no fato criminoso, em especial de criança e de adolescente, representa ofensa ao princípio da intranscendência.

DOAÇÃO
É nula a doação entre cônjuges casados sob o regime da comunhão universal de bens.

CONTRATOS (CONTRATO DE MANDATO)
A ausência do reconhecimento de firma da assinatura do mandante não induz, necessariamente, a nulidade do instrumento particular de mandato.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
Nos contratos de serviços advocatícios com cláusula de remuneração exclusivamente por verbas sucumbenciais, a rescisão unilateral pelo cliente justifica o arbitramento judicial de honorários pelo trabalho do causídico até o momento da rescisão contratual.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL
EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA (PRECATÓRIOS)
A preferência prevista no § 2º do art. 100 da Constituição Federal não pode ser reconhecida mais de uma vez em um mesmo precatório.

PROCESSO COLETIVO
A decisão em mandado de segurança coletivo impetrado por associação beneficia todos os associados, sendo irrelevante a filiação ter ocorrido após a sua impetração.

DIREITO PENAL
PRESCRIÇÃO
O cumprimento de pena imposta em outro processo, ainda que em regime aberto ou em prisão domiciliar, impede o curso da prescrição executória.

DIREITO PROCESSUAL PENAL
INDULTO
O descumprimento das condições impostas para o livramento condicional não pode ser invocado para impedir a concessão do indulto, a título de não preenchimento do requisito subjetivo.

DIREITO TRIBUTÁRIO
RESTITUIÇÃO DE VALORES DEVIDOS AO CONTRIBUINTE
Qual é o termo inicial da incidência de correção monetária no ressarcimento de créditos tributários escriturais?

PIS E COFINS
Creditamento de PIS/Cofins e bens ou serviços provenientes de empresa localizada fora da Zona Franca de Manaus (ZFM).












Print Friendly and PDF