Informativo Esquematizado do STJ

Clique na imagem para ver todos os Informativos Esquematizados do STJ

Informativo esquematizado do STJ Informativo esquematizado do STJ

Informativo Esquematizado do STF

Clique na imagem para ver todos os Informativos Esquematizados do STF

Informativo esquematizado do STF Informativo esquematizado do STF

Novidades Legislativas

Clique na imagem para ver as últimas novidades legislativas

Informativo esquematizado do STF Informativo esquematizado do STF

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Enunciados da V Jornada de Direito Civil



Desde 2002, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal vem realizando uma série de congressos, com a palestra de grandes doutrinadores, a fim de discutir o Código Civil brasileiro.

O primeiro desses encontros, sempre realizados em Brasília, ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro de 2002, poucos meses, portanto, após a publicação do CC-2002, que ainda nem estava em vigor.

Durante o Congresso, que recebeu o nome de “I Jornada de Direito Civil” os participantes debateram e aprovaram alguns enunciados, que tinham como objetivo revelar o sentido e o alcance de determinados dispositivos do então novo Código Civil, fazendo ainda algumas críticas e sugestões de alteração legislativa.

O evento foi um sucesso considerando que os enunciados aprovados passaram a ser citados em obras jurídicas, peças profissionais e decisões judiciais. Outras Jornadas foram então sendo realizadas ao longo desses anos.

Na classificação das fontes do direito, tais enunciados não podem ser considerados como jurisprudência nem têm a mesma força que as súmulas dos Tribunais Superiores, mas representam o que boa parte da doutrina pensa a respeito dos temas por eles tratados.

Até mesmo para fins de concurso, os enunciados constituem-se em um direcionamento seguro e podem ser citados nas provas discursivas, demonstrando o candidato conhecimento e angariando preciosos pontos com o examinador.

O Código Civil completa 10 anos de sua publicação e o CJF, em comemoração a esta data, realizou, entre os dias 8 e 10 de novembro deste ano, a “V Jornada de Direito Civil”, na qual foram aprovados 131 novos enunciados.

O Portal DIZER O DIREITO irá comentar e publicar, na próxima semana, os enunciados da V Jornada. Enquanto isso, confira abaixo, na íntegra, os enunciados aprovados:

Print Friendly and PDF