sábado, 18 de abril de 2020

INFORMATIVO Comentado 665 STJ (corrigido)


Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 665 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.

Obs: houve uma correção no julgado sobre usucapião extrajudicial porque o procedimento explicado não havia considerado as alterações promovidas pela Lei 13.465/2017. Agradeço ao leitor Renê Paraguassú de Sá pelo alerta.


ÍNDICE DO INFORMATIVO 665 DO STJ

DIREITO ADMINISTRATIVO
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
Súmula 641-STJ
Na portaria de instauração do PAD não é necessário que seja feita uma exposição detalhada dos fatos que serão apurados.

DIREITO CIVIL
BEM DE FAMÍLIA
Não se pode penhorar o bem de família com base no inciso IV do art. 3º da Lei 8.009/90 se o débito de natureza tributária está relacionado com outro imóvel que pertencia ao devedor.

SEGURO DE VIDA
A cláusula de não renovação do seguro de vida, quando constituiu faculdade conferida a ambas as partes do contrato, assim como a de reajuste do prêmio com base na faixa etária do segurado, mediante prévia notificação, não configuram abusividade.

CONDOMÍNIO
O condomínio, por ser uma massa patrimonial, não possui honra objetiva e não pode sofrer dano moral.

USUCAPIÃO
O interesse jurídico no ajuizamento direto de ação de usucapião independe de prévio pedido na via extrajudicial.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA
Em caso de conversão da busca e apreensão em execução, a quantia cobrada na ação executiva será o valor da integralidade da dívida, ou seja, a soma das parcelas vencidas e vincendas do contrato.

ARRENDAMENTO MERCANTIL
O arrendante é o responsável final pelo pagamento das despesas, junto a pátio privado, com a remoção e a estadia do automóvel apreendido em ação de reintegração de posse.

DIREITO DO CONSUMIDOR
PLANO DE SAÚDE
O rol de procedimentos e eventos da ANS é meramente explicativo?

PUBLICIDADE ENGANOSA
Se a matriz havia sido condenada a publicar contrapropaganda, mas encerrou suas atividades, essa condenação poderá ser redirecionada para a filial.

BANCOS DE DADOS DE CONSUMIDORES
A Súmula 385-STJ pode ser flexibilizada para reconhecer o dano moral decorrente da inscrição indevida, mesmo que a ação ajuizada para questionar a inscrição anterior ainda não tenha transitado em julgado, desde que demonstrada a verossimilhança das alegações do consumidor.

DIREITO EMPRESARIAL
CONTRATOS BANCÁRIOS
É possível que o contrato de abertura de crédito fixo preveja que os encargos financeiros serão um percentual da taxa média do CDI.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Seguradora que não recebeu os prêmios arrecadados por empresa que atuou como representante de seguros terá que receber esse crédito segundo o plano de recuperação judicial caso a representante entre em recuperação judicial.
Os créditos derivados da prestação de serviços contábeis e afins podem ser classificados como créditos trabalhistas no processo de recuperação judicial.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL
PETIÇÃO INICIAL
Autor propôs ação monitória envolvendo duas notas promissórias; juiz determina que ele traga aos autos o original de uma dessas promissórias; ele descumpre; deverá haver o indeferimento parcial da inicial, prosseguindo o processo quanto a outra promissória.

RECURSOS
A simples referência à existência de feriado local previsto em Regimento Interno e em Código de Organização Judiciária Estadual não é suficiente para a comprovação de tempestividade do recurso especial nos moldes do art. 1.003, §6º, do CPC/2015

AÇÃO RESCISÓRIA
Se o autor da ação rescisória – fundada em violação literal à disposição de lei – afirma que a sentença rescindenda violou o art. XX da Lei, o Tribunal não pode julgar a rescisória procedente com base na violação do art. YY, mesmo que se trate de matéria de ordem pública.

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Na execução de sentença que condenou ao pagamento de pensão mensal, o percentual dos honorários advocatícios deverá incidir apenas sobre as parcelas vencidas da dívida.

PROCESSO COLETIVO
Em ação civil pública, é possível a substituição da associação autora por outra associação caso a primeira venha a ser dissolvida.

DIREITO PENAL
PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA
Em regra, não se aplica o princípio da insignificância ao furto qualificado, salvo quando presentes circunstâncias excepcionais que recomendam a medida.

HOMICÍDIO
A qualificadora do meio cruel é compatível com o dolo eventual.

DIREITO TRIBUTÁRIO
IMPOSTO DE RENDA
É ilegal o art. 4º, I, da IN SRF nº 139/1989 que proibiu a compensação envolvendo exercícios financeiros diferentes.

DIREITO ADUANEIRO
Súmula 640-STJ
As empresas nacionais que vendem mercadorias para a Zona Franca de Manaus possuem direito ao benefício fiscal do REINTEGRA.












Print Friendly and PDF