sábado, 10 de outubro de 2020

INFORMATIVO Comentado 674 STJ



Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 674 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.

 

 

ÍNDICE DO INFORMATIVO 674 DO STJ

DIREITO CONSTITUCIONAL

TRIBUNAL DE CONTAS

O Tribunal de Contas do Distrito Federal tem competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

DIREITO ADMINISTRATIVO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

O art. 927, parágrafo único, do Código Civil pode ser aplicado para a responsabilidade civil do Estado.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Os benefícios da colaboração premiada, previstos nas Leis nº 8.884/94 e 9.807/99, não são aplicáveis no âmbito da ação de improbidade administrativa.

PODER DE POLÍCIA

As operadoras de cartão de crédito em sentido estrito passam a ser reguladas e fiscalizadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central apenas após a edição da MP 615/2013.

DIREITO CIVIL

DIREITO À IMAGEM

O uso da imagem de torcedor inserido no contexto de uma torcida não induz a reparação por danos morais quando não configurada a projeção, a identificação e a individualização da pessoa nela representada.

ARRENDAMENTO RESIDENCIAL

Não se aplicam as disposições do art. 1.333 do Código Civil aos arrendatários de que trata a Lei nº 10.188/2001 (PAR).

DIREITO EMPRESARIAL

FALÊNCIA

Se a Fazenda Pública habilitar o crédito na falência, ela deverá, OBRIGATORIAMENTE, renunciar a ação fiscal já proposta que cobra o mesmo crédito?

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

A apresentação de certidões negativas de débitos tributários não constitui requisito obrigatório para concessão do pedido de recuperação judicial.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROVA TESTEMUNHAL

Caso a testemunha tenha sido ouvida no juízo deprecado, pelo método audiovisual, de quem é a responsabilidade pela degravação do depoimento?

RECURSOS

Toda a matéria devolvida à segunda instância deve ser considerada apreciada quando o TJ ou TRF dá provimento à apelação por apenas um dos fundamentos expostos pela parte apelante, ignorando os demais.

DIREITO PENAL

ESTELIONATO

A mudança na ação penal do crime de estelionato, promovida pela Lei 13.964/2019, retroage para alcançar os processos penais que já estavam em curso?

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

APOSENTADORIA RURAL

O trabalho rural prestado por menor de 12 anos, apesar de ser proibido, caso seja desempenhado, deve ser computado para fins previdenciários.











Print Friendly and PDF