segunda-feira, 19 de outubro de 2020

INFORMATIVO Comentado 988 STF


Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 988 STF.

Bons estudos.

 ÍNDICE DO INFORMATIVO 988 DO STF

 

Direito Constitucional

COMPETÊNCIAS

Usurpa a competência dos Municípios a exigência feita pela Constituição Estadual de que os serviços de saneamento e abastecimento de água sejam realizados por pessoa jurídica de direito público ou sociedade de economia mista.

 

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Para ser considerada entidade de classe de âmbito nacional e, assim, ter legitimidade para propor ações de controle abstrato de constitucionalidade, é necessário que a entidade possua associados em pelo menos 9 Estados-membros.

 

DIREITO ADMINISTRATIVO

PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS

A inscrição de Estado-membro nos cadastros federais de inadimplência antes da instauração e do julgamento de tomada de contas especial viola o devido processo legal.

 

DIREITO PROCESSUAL PENAL

NULIDADES

Nulidade reconhecida por dois fundamentos: i) juiz, ao analisar a homologação de colaboração premiada, fez diversas perguntas para reforçar a acusação; ii) juiz, depois das alegações finais, determinou a juntada, de ofício, de documentos utilizados para condenar o réu.

 

COLABORAÇÃO PREMIADA

STF reconheceu, em habeas corpus impetrado por um dos delatados, a nulidade de acordo de colaboração premiada em virtude de suspeita de que teria havido irregularidade na atuação do Ministério Público nas tratativas feitas com o delator.






 



 


Print Friendly and PDF