sexta-feira, 19 de outubro de 2018

INFORMATIVO Comentado 629 STJ




Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 629 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.


ÍNDICE DO INFORMATIVO 629 DO STJ

DIREITO ADMINISTRATIVO
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
CGU tem competência para aplicar pena de demissão a servidor do Poder Executivo Federal mesmo que ele estivesse cedido para a Câmara dos Deputados.

DIREITO CIVIL
JUROS
Réu foi condenado a pagar indenização acrescida de juros até o efetivo pagamento. O fato de o seu patrimônio ter sido bloqueado em outra ação judicial que trata sobre fatos conexos não significa que os juros de mora devem deixar de ser computados naquele primeiro processo.

CONTRATO DE LOCAÇÃO
Locatário, ao ajuizar ação renovatória, deverá demonstrar a quitação tributária, sendo suficiente, para tanto, a certidão de parcelamento fiscal.

PROMESSA DE COMPRA E VENDA
Se houver o desfazimento da promessa de compra e venda, o promitente comprador terá que pagar ao proprietário a taxa de ocupação pelo período em que esteve na posse do bem.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA
Equipamento de monitoramento do veículo acoplado no caminhão é considerado pertença e, por isso, como regra, não segue a sorte do principal.

DIREITO DO CONSUMIDOR
MINISTÉRIO PÚBLICO
Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública na defesa de consumidores que adquiriram imóvel com cláusulas abusivas.

DIREITO EMPRESARIAL
SHOPPING CENTER
Em shopping center que funcione como condomínio é permitido que a convenção do condomínio preveja que a área comum será explorada por apenas alguns condôminos (lojistas).

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
EXECUÇÃO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Defensoria pode ter acesso a procedimento instaurado pela Justiça para apurar irregularidades em unidade de internação.

DIREITO PROCESSUAL PENAL
PRISÃO DOMICILIAR
Não se concede prisão domiciliar para a mulher com filho menor de 12 anos caso o crime tenha sido cometido na própria residência onde a agente convivia com seu descendente.

DIREITO TRIBUTÁRIO
PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO
Os requisitos para o parcelamento devem ser fixados em lei específica e atos infralegais não poderão impor condições não previstas nesta lei.














Print Friendly and PDF