quarta-feira, 6 de maio de 2020

Como a constituição federal é cobrada nas provas do CEBRASPE?


Olá, amigos do Dizer o Direito,

Gostaria de comunicar o lançamento de minha nova obra:

COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL É COBRADA NAS PROVAS DO CEBRASPE?


O livro é escrito em parceria com Roberval Rocha, autor de inúmeras obras de sucesso e uma pessoa com quem sempre tive vontade de trabalhar.

O livro traz o texto da CF/1988, anotado com mais de 5000 alternativas de questões, cujos conteúdos foram trabalhados com anotações doutrinárias e jurisprudenciais, estatísticas, gráficos e tabelas, que mostram ao leitor como a Banca explora os temas constitucionais em seus concursos.

Extraídas de praticamente todas as provas realizadas nos últimos 5 anos, as questões foram analisadas e catalogadas abaixo de cada dispositivo da CF a que se referem, para proporcionar uma leitura adequada de como e com que frequência a Banca “puxa” esse dispositivo para dentro das provas que realiza.

O livro mede precisamente “quanto” desse conjunto de provas representa as três “porções básicas” de um concurso: letra da CF/88, jurisprudência ou doutrina. Tudo permeado com avaliações estatísticas e apresentado com um sumário completo da Constituição, para facilitar a localização de cada tópico de estudo.

Longe de ser apenas um apanhado estatístico, é, também, uma ferramenta poderosa de estudos que traz para o leitor um enfoque preciso sobre como as questões se coadunam, ou não, com o texto constitucional.

Essa estruturação direciona a leitura das questões disponibilizadas ao longo do texto, deixando claro se a “letra da Constituição” é suficiente para gabaritá-las, ou se é necessário conhecimento adicional: doutrina, jurisprudência e/ou legislação correlata, que sempre vêm anotados nas questões.

Grifos demonstram os textos discrepantes, evidenciam “palavras soltas” que tiram a alternativa da sintonia da CF, assim como expõem pegadinhas recorrentes em certos assuntos.

Inúmeros excertos explicativos de jurisprudência são disponibilizados nas questões, primando pela objetividade e traduzindo uma das premissas do Dizer o Direito, que é manter o Foco no Direito.
O texto contém mais de 1000 excertos de jurisprudência.

Ao final do livro, um capítulo com questões sobre “tópicos teóricos”, anotadas com doutrina pertinente.

E, para uma leitura dinâmica, o livro possibilita duas boas opções: uma, é se orientar pelas diversas análises estatísticas incialmente apresentadas; a outra, é seguir o “Medidor de Conteúdo” 🌡 disposto acima de cada um dos artigos da Constituição Federal, que mensuram para você, além da quantidade de questões, o que foi exigido nas respostas respectivas.

Veja mais detalhes clicando nas imagens abaixo:






Print Friendly and PDF