sábado, 23 de novembro de 2019

INFORMATIVO Comentado 655 STJ


Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 655 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.


ÍNDICE DO INFORMATIVO 655 DO STJ

DIREITO ADMINISTRATIVO
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
Se a Eletrobrás e a União foram condenadas a pagar valores decorrentes do empréstimo compulsório sobre consumo de energia elétrica e a Eletrobrás quitou toda a dívida com o particular, ela não poderá pedir o ressarcimento da União.

DIREITO CIVIL
NOME
É possível a retificação do registro civil para acréscimo do segundo patronímico do marido ao nome da mulher durante a convivência matrimonial.

JUROS
Se o FIDC for cessionário de título de crédito de um banco, ele pode cobrar a mesma taxa de juros porque esse fundo se amolda à definição legal de instituição financeira.

FIANÇA
Em um contrato de cessão de crédito tendo por cessionário Fundo de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC, é válida a previsão contratual de fiança garantindo os riscos em caso de inadimplência dos devedores.

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DIGITAL
Compete à justiça comum estadual julgar ação de obrigação de fazer cumulada com reparação de danos materiais e morais ajuizada por motorista de aplicativo pretendendo a reativação de sua conta UBER para que possa voltar a usar o aplicativo e realizar seus serviços.

AÇÃO POSSESSÓRIA
Em ação possessória ajuizada pelo fazendeiro que teve o imóvel invadido por indígenas não cabe a realização de laudo antropológico para examinar se são terras indígenas.

DIREITO REAL DE HABITAÇÃO
No CC/1916, o cônjuge viúvo que casasse de novo ou constituísse união estável perdia o direito real de habitação; no CC/2002, não mais existe essa causa de extinção.

DIREITO DO CONSUMIDOR
PLANO DE SAÚDE
Paciente que fez o procedimento em hospital não credenciado deve ser ressarcido, pelo plano de saúde, em relação às despesas que teve, segundo a tabela de valores do plano, mesmo que não fosse um caso de urgência ou emergência.

COMPRA DE IMÓVEIS
Sujeita-se à decadência à restituição dos valores pagos a título de comissão de corretagem e de SATI quando a causa de pedir é o inadimplemento contratual por parte da incorporadora, não se aplicando o entendimento fixado no tema repetitivo 938/STJ.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL
COMPETÊNCIA
Compete à justiça comum estadual julgar ação de obrigação de fazer cumulada com reparação de danos materiais e morais ajuizada por motorista de aplicativo pretendendo a reativação de sua conta Uber para que possa voltar a usar o aplicativo e realizar seus serviços.

AGRAVO DE INSTRUMENTO
A decisão interlocutória que majora a multa fixada para a hipótese de descumprimento de decisão antecipatória de tutela anteriormente proferida é recorrível por agravo de instrumento.

PENHORA
A quota-parte do coproprietário ou cônjuge alheio à execução recairá sobre o produto da avaliação do bem indivisível.

DIREITO PENAL
CRIMES DO ECA
O delito do art. 240 do ECA é classificado como crime formal, comum, de subjetividade passiva própria, consistente em tipo misto alternativo.

LEI MARIA DA PENHA
A medida de afastamento do local de trabalho, prevista no art. 9º, § 2º, da Lei é de competência do Juiz da Vara de Violência Doméstica, sendo caso de interrupção do contrato de trabalho, devendo a empresa arcar com os 15 primeiros dias e o INSS com o restante.

DIREITO PROCESSUAL PENAL
PROVAS
É ilícita a prova obtida mediante conduta da autoridade policial que atende, sem autorização, o telefone móvel do acusado e se passa pela pessoa sob investigação.

SAÍDA TEMPORÁRIA
Condenado que se encontra cumprindo pena em prisão domiciliar por falta de vagas no regime semiaberto tem direito à saída temporária como se estivesse efetivamente no regime semiaberto.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO
APOSENTADORIA HÍBRIDA
Para fins de aposentadoria híbrida, o tempo rural pode ser remoto, descontínuo, não predominante, sem contribuições, não concomitante ao implemento das condições ou à data do requerimento administrativo.












Print Friendly and PDF