segunda-feira, 23 de março de 2020

INFORMATIVO Comentado 664 STJ


Olá amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível o INFORMATIVO Comentado 664 STJ.

Confira abaixo o índice. Bons estudos.


ÍNDICE DO INFORMATIVO 664 DO STJ

DIREITO CONSTITUCIONAL
DEFENSORIA PÚBLICA
É inviável o acolhimento do requerimento formulado pela DPU para assistir parte em processo que tramita no STJ nas hipóteses em que a Defensoria Pública Estadual atuante possui representação em Brasília ou aderiu ao portal de intimações eletrônicas

DIREITO ADMINISTRATIVO
RESPONSABILIDADE CIVIL
Pretensão dos acionistas de serem indenizados pela União e pela Petrobrás pelos prejuízos causados em decorrência da desvalorização dos ativos da Companhia por conta da Lava Jato deverá ser ajuizada na Justiça Federal de 1ª instância (e não por arbitragem).

DIREITO CIVIL
BEM DE FAMÍLIA
Proprietário que aceita que seu bem de família sirva como garantia de um contrato de alienação fiduciária em garantia não pode, posteriormente, alegar que esse ato de disposição foi ilegal.

FIANÇA
É necessária a outorga conjugal para fiança em favor de sociedade cooperativa.

LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS
Mesmo que existam mais de um locador, qualquer deles poderá ajuizar a ação de despejo, não sendo necessário que todos figurem no polo ativo.

ARBITRAGEM
Pretensão dos acionistas de serem indenizados pela União e pela Petrobrás pelos prejuízos causados em decorrência da desvalorização dos ativos da Companhia por conta da Lava Jato deverá ser ajuizada na Justiça Federal de 1ª instância (e não por arbitragem).

CONDOMÍNIO
É nula a cláusula de convenção do condomínio outorgada pela própria construtora que prevê a redução da taxa condominial das suas unidades imobiliárias ainda não comercializadas.

PARENTESCO
A concessão de guarda do menor não implica automática destituição do poder-dever familiar dos pais para representá-lo em juízo.

ALIMENTOS
O fato de o representante legal do menor autor de execução de alimentos possuir atividade remunerada não pode, por si só, servir de empecilho à concessão da gratuidade de justiça.
  
SUCESSÃO LEGÍTIMA
Se o herdeiro renunciou a herança, não tem legitimidade para ação que busca a nulidade de uma alienação realizada pelo de cujus em vida considerando que, mesmo se anulada a venda, não terá qualquer direito sobre esse bem.

DIREITO DO CONSUMIDOR
COBRANÇA JUDICIAL INDEVIDA
A sanção do art. 940 do Código Civil pode ser aplicada também para casos envolvendo consumidor.

DIREITO EMPRESARIAL
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
O cômputo do período de dois anos de exercício da atividade econômica, para fins de recuperação judicial, nos termos do art. 48 da Lei nº 11.101/2005, aplicável ao produtor rural, inclui aquele anterior ao registro do empreendedor.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
O requerimento de inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes, nos termos do que dispõe o art. 782, § 3º, do CPC/2015, não depende da comprovação de prévia recusa administrativa das entidades mantenedoras do respectivo cadastro.

EXECUÇÃO
Tratando-se de condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais, não é possível exigir do cônjuge meeiro, que não integrou a relação processual da lide originária, a comprovação de que a dívida executada não foi contraída em benefício do casal ou da família.

DIREITO PENAL
PECULATO
Pratica o crime de peculato-desvio o Governador que determina que os valores descontados dos contracheques dos servidores para pagamento de empréstimo consignado não sejam repassados ao banco, mas sim utilizados para quitação de dívidas do Estado.












Print Friendly and PDF