segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

INFORMATIVO Comentado 723 STJ (completo e resumido)

Olá, amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível mais um INFORMATIVO COMENTADO.

þ Baixar versão COMPLETA:



 



þ Baixar versão RESUMIDA:



 



Confira abaixo o índice. Bons estudos.

ÍNDICE DO INFORMATIVO 723 DO STJ


DIREITO CIVIL

DIREITO AO ESQUECIMENTO

§  O direito ao esquecimento não justifica a exclusão de matéria jornalística.

 

NOME

§  Não é cabível, sem motivação idônea, a alteração do nome de menor para exclusão do agnome “filho” e inclusão do sobrenome materno.

§  A discrepância entre a assinatura artística e o nome registral não consubstancia situação excepcional e motivo justificado à alteração da grafia do apelido de família.

 

BEM DE FAMÍLIA

§  O benefício da impenhorabilidade do bem de família deve ser concedido ainda que o imóvel tenha sido adquirido no curso da demanda executiva, salvo na hipótese do art. 4º da Lei 8.009/90.

 

PESSOAS JURÍDICAS

§  A Cooperativa de Trabalho Médico pode limitar, justificada e objetivamente, o ingresso de médicos em seus quadros.

 

CONTRATOS (CONTRATO DE SEGURO)

§  A pretensão do segurado contra o segurador envolvendo inadimplemento contratual ou do segurador contra o segurado prescreve em 1 ano.

§  Prazo prescricional para a seguradora cobrar do segurado prêmios inadimplidos nos seguros de responsabilidade civil do transportador rodoviário de carga (RCTR-C e RCF-DC).

 

RESPONSABILIDADE CIVIL E INTERNET

§  Provedor de aplicação deve remover conteúdo ofensivo a menor na internet, mesmo sem ordem judicial.

 

CASAMENTO E UNIÃO ESTÁVEL

§  É possível que os nubentes/companheiros, por meio de pacto antenupcial, ampliem o regime de separação obrigatória e proíbam até mesmo a comunhão dos bens adquiridos com o esforço comum, afastando a Súmula 377 do STF.

§  Os valores depositados em planos abertos de previdência privada durante a vida em comum do casal, integram o patrimônio comum e devem ser partilhados

 

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

RECURSOS

§  Diante da ausência de assinatura na petição de ratificação da apelação, o Tribunal de Justiça deve intimar previamente o recorrente para sanar o vício porque se trata de irregularidade formal.

 

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

§  Na liquidação de sentença, sendo omisso o título exequendo acerca dos critérios a serem aplicados para a correção monetária, devem incidir os expurgos inflacionários expressamente previstos no Manual de Cálculos na Justiça Federal.

 

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

§  A regra do prazo em dobro do art. 191 do CPC/1973 (art. 229 do CPC/2015) pode ser aplicada para o prazo de impugnação?

 

DIREITO PENAL

CRIMES EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

§  Para a configuração do crime previsto no art. 89 da Lei 8.666/93, agora disposto no art. 337-E do CP, é indispensável a comprovação do dolo específico de causar danos ao erário e o efetivo prejuízo aos cofres públicos.

 

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA

§  É válida a decisão judicial que se utiliza de fundamentação per relationem para decretar a interceptação telefônica?

 

DIREITO TRIBUTÁRIO

ICMS

§  Não incide ICMS-Comunicação sobre o serviço de prestação de capacidade de satélite.

 

ISSQN

§  O recolhimento do tributo a município diverso daquele a quem seria efetivamente devido não afasta a aplicação da regra da decadência prevista no art. 173, I do CTN.

 

DIREITO ADUANEIRO

§  O REINTEGRA não pode ser estendido de forma automática para as vendas destinadas a toda e qualquer Área de Livre Comércio – ALC.


Print Friendly and PDF