domingo, 10 de março de 2024

INFORMATIVO Comentado 1123 STF (completo e resumido)

Olá, amigas e amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível mais um INFORMATIVO COMENTADO.

þ Baixar versão COMPLETA:



 



þ Baixar versão RESUMIDA:



 



Confira abaixo o índice. Bons estudos.

ÍNDICE DO INFORMATIVO 1123 DO STF


DIREITO ADMINISTRATIVO

CONCURSO PÚBLICO

§  Lei estadual prevê que um percentual das vagas da Polícia Militar será destinada a mulheres; esse dispositivo deve ser interpretado como sendo um percentual mínimo, podendo as mulheres concorrerem a todas as vagas.

 

SERVIDORES PÚBLICOS (APOSENTADORIA COMPULSÓRIA)

§  É inconstitucional norma de Constituição estadual que estabelece limite etário para aposentadoria compulsória diferente do que é fixado pela Constituição Federal.

 

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO

§  É constitucional a lei federal que obriga a inclusão gratuita de canais de programação local por prestadores de serviços de TV por assinatura.

 

DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROVAS

§  São nulas as provas obtidas a partir de dados preservados em contas da internet (com o congelamento e a consequente perda da disponibilidade), mediante requerimento do Ministério Público, sem a prévia autorização judicial de quebra de sigilo e fora das hipóteses legais.

 

DIREITO TRIBUTÁRIO

OUTROS TEMAS

§  É inconstitucional lei estadual que preveja que as empresas que realizam operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal, devem pagar contribuição sobre o valor da operação, conforme destacado no documento fiscal.

 

CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

§  A inconstitucionalidade do caput do art. 31 da Lei 10.865/2004 não é extensível ao § 2º do mesmo artigo.


Print Friendly and PDF